Estamos entrando em contato para informar que, a partir de agosto de 2023, seus clusters do Autopilot do GKE com plano de controle do GKE versão 1.27.5 e superior terão um novo armazenamento temporário baseado em SSD.
Esta alteração também significa que ajustaremos a sua fatura para refletir a alteração no armazenamento.
Essa mudança afetará apenas clusters existentes e recém-criados do GKE Autopilot com o GKE versão 1.27.5 em diante. Além disso, essa mudança NÃO tem impacto nos clusters e pools de nós do GKE Standard.
Essa modificação está acontecendo em resposta ao feedback dos clientes, que indica um desejo por melhor preço/desempenho para seu armazenamento.
O que você precisa saber?
Os clusters recém-criados do GKE Autopilot com GKE versão 1.27.5 em diante se beneficiarão automaticamente de melhor relação custo-benefício com armazenamento temporário baseado em SSD a partir de agosto de 2023.
O armazenamento temporário baseado em SSD oferece operações de entrada/saída por segundo (IOPS) até duas vezes melhor, por US$, em relação ao armazenamento baseado em HDD. O tamanho padrão do armazenamento temporário no Autopilot é 1 GiB.
A tabela abaixo mostra a diferença de desempenho e preço entre os padrões atuais e os novos. Lembre-se de que, dependendo do seu uso, você poderá ver custos mais altos de armazenamento temporário do Autopilot na sua fatura do GCP.
Descrição/
Armazenamento temporário baseado em HDD (atual)
Armazenamento temporário baseado em SSD (nova opção)
IOPS máximo sustentado
Leitura IOPS por GB
0.75
6
Gravação IOPS por GB
1.5
6
Leitura IOPS por instância
7,500*
15,000–80,000*
Gravação IOPS por instância
15,000*
15,000–80,000*
Taxa de transferência máxima sustentada (MB/s)
Taxa de transferência de leitura por GB
0.12
0.28
Taxa de transferência de gravação por GB
0.12
0.28
Taxa de transferência de leitura por instância
240–1,200*
240–1,200*
Taxa de transferência de gravação por instância
76–400**
240–1,200*
Preço (Iowa, por GB por mês)
Preço por GB por hora
$0.0000548
$0.00013888888
* O IOPS de armazenamento temporário e o desempenho da taxa de transferência dependem do tamanho do disco, da contagem de vCPUs da instância e do tamanho do bloco de E/S, entre outros fatores.
** O armazenamento temporário pode alcançar maior desempenho de taxa de transferência em instâncias com mais vCPUs. Leia os limites de saída da rede na taxa de transferência de gravação para saber mais sobre isso.
Importante: os clusters e pods do GKE Autopilot existentes e novos abaixo da versão 1.27.5 do GKE manterão o armazenamento temporário baseado em HDD.
O que você precisa fazer?
Nenhuma ação é necessária de sua parte. Se você estiver interessado em saber mais sobre seu uso atual, sugerimos revisar o SKU de Solicitações de Armazenamento Temporário do Pod do Autopilot nos Relatórios de Faturamento.
Se você deseja saber mais sobre armazenamento temporário no Autopilot, sugerimos a leitura:
Solicitações de recursos no Autopilot (consulte armazenamento temporário)
SKU de Solicitação de Armazenamento Temporário do Pod do Autopilot
Nós estamos aqui para ajudar
Se você tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda, envie um e-mail para growth@santodigital.com.br