Uma transformação digital bem-sucedida vai além da migração para a nuvem. Ela deve proporcionar vantagens competitivas, acelerando a inovação, reduzindo custos e aumentando a eficiência operacional.
Na SantoDigital, combinamos nossa experiência em consultoria com soluções avançadas de TI, adaptadas às necessidades de cada cliente e com o melhor custo-benefício.
Ao gerenciar seu Billing conosco, você conta com:
Suporte especializado: Nossos consultores estão à disposição para esclarecer dúvidas sobre seu consumo.
Monitoramento inteligente e Gestão Simplificada: Além dos serviços de alerta do Google Cloud, desenvolvemos ferramentas exclusivas para auxiliar no controle e prevenção de gastos excessivos, como:
Alerta 48 horas.
Trava de Billing.
Dashboard executivo de acompanhamento de consumo.
Com a SantoDigital, sua empresa tem mais controle, previsibilidade e segurança na gestão de custos na nuvem.
Neste dashboards existem alguns relatórios que facilitam o controle de seu orçamento, principalmente se você possui mais de um billing account. É possível ter uma visão única dos custos sumarizados nos gráficos e tabelas dos relatórios.
As faturas podem ser consultadas e comparadas entre os últimos meses.
O recursos de etiquetar os seus ativos ajuda muito quando precisa separar custos de ambientes que estão no mesmo projeto, por exemplo, ou criar etiquetas para centros de custos onde os gastos podem ser visualizados separadamente.
Nesse portal de suporte você pode solicitar o acesso ao dashboard.
Os alertas de billing são enviados por nossa central 24h, que acionará o cliente imediatamente.
Outro recurso que está disponível para evitar consumos em excesso são as Quotas de serviços.
A cota restringe quanto de um determinado recurso compartilhado do Google Cloud o projeto do Cloud pode usar, incluindo hardware, software e componentes de rede.
Quando uma cota é excedida, na maioria dos casos, o sistema bloqueia imediatamente o acesso ao respectivo recurso do Google, e a tarefa que você está tentando executar falha. Na maioria dos casos, as cotas se aplicam a todos os projetos do Cloud. Além disso, elas são compartilhadas entre todos os aplicativos e endereços IP que usam esse projeto.
As pessoas entendem que, quando estão contratando um serviço de Cloud Pública, seus dados estarão seguros e não haverá vazamento ou invasões. Esse conceito é totalmente equivocado. As nuvens públicas quando são usadas com IaaS, possuem quase o mesmo nível de segurança de um data center. O nível de segurança aumenta quando o cliente começa a utilizar a nuvem como SaaS e PaaS, isso está ligado ao aumento de maturidade do cliente na Cloud e a sua transformação.
Os gráficos abaixo mostram, de forma figurada, como é representada a responsabilidade do cliente, do provedor de nuvem e do partner.
Note que, conteúdo, políticas de acesso, utilização e segurança das aplicações, por exemplo, são responsabilidades do cliente. Contudo, se você utiliza o App Engine para desenvolver uma aplicação web, o cliente não precisará se preocupar com a segurança do site.
Outro exemplo é a utilização do Cloud Run, SaaS, a segurança é garantida pelo provedor, porém se há um vazamento de uma credencial, isso está ligado a acesso, responsabilidade do cliente.