Billing account ou Conta de Faturamento é uma conta que registra todos os gastos dos serviços utilizados durante o mês na plataforma Google Cloud. Fazendo uma analogia funciona como um cartão de crédito.
Os serviços contidos na plataforma possuem algumas formas de pagamento. Alguns recursos são pagos por uso, outros mensal e etc. Sempre consulte o documento do serviço que você está contratando, as informações ficam no painel do Google Cloud, no canto superior direito.
A conta de faturamento poderá ser utilizada para um ou mais Projetos, gerando uma única fatura que será fechada no final do mês.
A administração de acessos da Conta de Faturamento, que opera com uma única moeda, é realizada por meio de papéis e permissões. A documentação oficial sobre esse item está disponível em: https://cloud.google.com/billing/docs/how-to/billing-access?hl=pt-br
Você deve criar ao menos um projeto para poder vincular uma conta de billing a ele.
Através do menu billing, é possível seguir com a associação da conta. Siga os passos abaixo para concluir.
1. Abra a tela de billing.
2. Clique na opção marcada.
3. Em seguida escolha a organização, clique em MY PROJECTS, Actions e Change Billing
4. A tela abaixo aparecerá, neste momento seleciona-se a conta de billing e confirme.
Para o processo de criação de uma billing account são seguidos os passos abaixo descritos:
Definir um orçamento;
Identificar os responsáveis pelo billing;
Criar um conta de faturamento;
Criar o alerta de consumo;
Definir os gatilhos de alerta.
Os orçamentos geralmente são valores provenientes de uma calculadora de custos. Isso é definido em tempo de discussão comercial com apoio do time de pré-vendas. O cliente deve ter um orçamento definido para que, a partir dele, seja possível fazer todos os controles necessários.
Os ambientes de sistemas e infraestrutura mudam de acordo com o negócio. Por isso, o orçamento deve sempre ser acompanhado pelos responsáveis.
Os times de operação devem sempre acompanhar o consumo dos seus recursos, buscando sempre a modernização e consequentemente a redução de custos. Portanto, a mudança dos valores de consumo dos serviços devem sempre ser comunicados ao responsável pelo orçamento que deve atualizar os gatilhos de alerta da plataforma.
É muito comum nas corporações dividir os custos das áreas. Dentro do ambiente Google Cloud existe um recurso chamado Etiqueta (Label). A criação de etiquetas nos serviços e ativos permite fragmentar mais o controle do consumo.
Por exemplo: O Google Cloud não tem o custo exato de consumo de uma Máquina Virtual, uma vez que ela é composta de alguns produtos, sistema operacional, discos e hardware. Estes itens podem ser catalogados nas Etiquetas e, ao final de um período é possível saber quanto está sendo gasto com aquele servidor, que pode estar suportando um sistema que suporta uma área de negócio.
Exemplos onde pode-se utilizar etiquetas:
Catalogar os ativos que compõe a arquitetura de um sistema;
Uma área de negócio;
Um ambiente (desenvolvimento, produção, por exemplo);
Um cliente.
Dica: Segmentar os custos por projetos. Onde, cada projeto deverá ter um gasto específico por serviços ativos.
Exemplo: Uma equipe de sistemas mantém um determinado sistema do negócio. Esse sistema possui três ambientes, desenvolvimento, homologação e produção. Cada um destes ambientes possuem serviços ativos que são consumidos de acordo com a utilização, isso representa um custo mensal. Esse custo deve ser gerido pelo responsável do negócio e o responsável técnico. Para isso existem ferramentas no Google Cloud que auxiliam essa gestão.
A conta de faturamento deverá possuir um administrador. O cliente informará quem será a pessoa que receberá os alertas e/ou será contatado em caso de necessidades ou alguma emergência. Contudo, é imprescindível destacar que o(s) administrador(es) cadastrado(os) é (são) único(os) e responsável(is) pelo acompanhamento, monitoramento, gestão e controle de todos os custos vinculados ao Consumo e uso dos Serviços em Google Cloud Platform.
Atenção : As contas que receberão alerta deverão ser Google Workspace account ou Cloud Identity account.
Esta atividade é interna realizada pelo parceiro, onde a equipe responsável cria uma conta de faturamento que possuirá um nome e numeração, isso ocorre após a assinatura do contrato, conforme exemplo abaixo:
Nome: cliente-santo
Número: 99999-99999-99999
Contudo a estratégia da criação dessa conta deve ser definida pelo responsável. Algumas vezes o cliente opta pela criação de mais de uma conta, pois tem diferentes fontes pagadoras. Esse é um dos serviços que a SantoDigital auxilia o cliente para ter a melhor estratégia.
O Alerta de Consumo deve obrigatoriamente possuir um valor definido pelo cliente. Deverão ser incluídas as contas de email do cliente que receberão os alertas. Um alerta não poderá ser gerado sem estas informações. A plataforma permite a criação de vários alertas.
Um orçamento permite que você acompanhe seus gastos reais do Google Cloud em relação aos gastos planejados. Depois de definir um valor de orçamento, define regras de limite de alerta de orçamento que serão usadas para acionar notificações de e-mail. Os e-mails de alerta de orçamento ajudam você a acompanhar os gastos com relação ao orçamento. Também é possível usar orçamentos para automatizar as respostas de controle de custos.
Os alertas podem ser configurados através da criação de percentuais de utilização, chamados threshold:
Dica: Assim que você receber um alerta, entre no painel do Google Cloud e consulte o consumo do seu billing, faça uma breve análise e caso encontre alguma anomalia entre em contato com o nosso suporte de faturamento.
Exemplo de uma situação anormal:
Note que, no gráfico abaixo tem uma subida alta que permaneceu durante um tempo e depois voltou ao normal. Isso é o exemplo de um consumo inesperado de um projeto que gerou um custo fora do normal causando perda financeira.
Com os orçamentos do Cloud Billing:
É possível especificar o período do orçamento, configurando os gastos para intervalos de tempo mensais, trimestrais, anuais ou personalizados.
É possível definir o escopo do orçamento. Por exemplo, é possível aplicar o escopo do orçamento em toda uma conta de faturamento do Cloud ou restringir o escopo a um ou mais projetos e/ou serviços e/ou aplicar outros filtros de orçamento à conta de faturamento do Cloud.
É possível definir o valor do orçamento como um total especificado ou basear ele no gasto do período do calendário anterior.
Você pode definir regras de limite para acionar notificações de alerta por e-mail. Quando os custos (custos reais ou previstos) excederem uma porcentagem do orçamento (com base nas regras definidas), os e-mails de alerta serão enviados aos destinatários especificados.
Dica: definir um orçamento não limita automaticamente o Google Cloud ou o uso da Plataforma Google Maps entre outros serviços. Os orçamentos acionam alertas para informar sobre os custos de uso ao longo do tempo. Os e-mails de alerta de orçamento podem solicitar que você tome providências para controlar seus custos, mas não impedem automaticamente o uso ou o faturamento de seus serviços quando as regras de limite ou o limite do orçamento forem atingidos ou excedidos.
A SantoDigital oferece o serviço Trava de Billing para clientes dos Serviços de Faturamento Google Cloud. Esse serviço tem o objetivo de prevenir grandes perdas financeiras para o cliente, em casos de consumo muito elevado.
O serviço funciona da seguinte maneira:
O cliente deve definir um orçamento mensal;
Um percentual limite deste orçamento que o consumo possa chegar.
Após isto, a Trava de Billing monitora os custos até chegar ao percentual definido. Caso o valor de consumo alcance o limite, o billing account é retirado do projeto.
Consequência é, o ambiente do cliente para e neste momento deve-se identificar qual o serviço ofensor e atuar imediatamente na sua correção.
Como por exemplo, máquinas que estão ligadas ao remover o billing entram em processo de desligar.
Atenção: Este recurso deve ser utilizado somente se o cliente tiver um conhecimento e controle do seu orçamento mensal.
Atenção: Nós recomendamos a utilização em ambientes não produtivos.
Abaixo a mensagem gerada quando uma conta de faturamento é desativada de um projeto:
Atenção: A trava para Billing não é um serviço nativo do Google Cloud.
O Alerta 48h é um recurso que auxilia na identificação de alguma anomalia de um dia para outro. Caso o billing account ultrapasse 60% do custo gasto no dia anterior o cliente receberá um email informando. E, como medida imediata, o cliente deverá entrar no console do Google Cloud e consultar seus gastos.
Esse recurso é nativo do Google Cloud e sempre que a SantoDigital cria uma nova conta de Billing cria este alerta para acompanhamento dos Administradores do Billing.
Sempre que o orçamento atinge determinados thresholds, os ADMs do Billing recebem e-mails notificando-os.
O padrão de alerta criado pela SantoDigital é “Alerta-consumo” + Nome do cliente
E os thresholds são: 20%, 50%, 75%, 90% e 100%.
Atenção: Nunca apague o alerta criado pela SantoDigital, ele é parte do monitoramento criado para auxiliar no seu controle.
Abaixo um exemplo de mensagem de alerta enviada pelo Google Cloud.
Observação: Para a criação de novos alertas ou a alteração daqueles já existentes, o cliente deverá abrir um chamado ou, se preferir, realizar essa ação de maneira independente por meio de seus administradores, acessando diretamente o painel de billing.
A detecção de anomalias ajuda a gerenciar custos inesperados nos projetos da sua conta de faturamento. Essas anomalias são picos ou desvios nos custos de uso que diferem do gasto esperado com base nos padrões históricos. Isso inclui qualquer preço negociado ou contratado, mas exclui descontos e créditos por uso contínuo.
O painel Anomalias mostra todas as anomalias de custo associadas aos seus projetos na conta de faturamento vinculada. No painel Anomalias, é possível:
Investigar as causas raiz das anomalias;
Personalize sua visualização definindo limites de impacto de custo;
Configurar alertas e notificações automatizadas;
Envie feedback sobre as anomalias detectadas para melhorar a precisão da ferramenta;
As anomalias só podem ser detectadas em projetos com pelo menos seis meses de gastos históricos.
Quando você bloqueia um projeto na conta de faturamento vinculada, é possível impedir que ele seja movido acidentalmente (vinculado) a uma conta de faturamento diferente ou que o link do projeto seja excluído da conta de faturamento, desativando o faturamento. Ao bloquear a conta de faturamento e a relação do projeto, não é possível fazer alterações entre a conta de faturamento e a vinculação de projetos até que a relação seja desbloqueada.
Atenção: O bloqueio do link entre um projeto e a conta de faturamento dele não garante que o faturamento permaneça ativado no projeto. O administrador de faturamento pode encerrar a conta do Cloud Billing ou a conta de faturamento pode ser suspensa por falta de pagamento, fazendo com que o faturamento seja desativado em todos os projetos que permanecem vinculados a essa conta.
Para realizar as tarefas necessárias para bloquear a vinculação entre um projeto e uma conta do Cloud Billing, são necessárias as permissões do projeto e da conta de faturamento.
Estes papéis predefinidos têm permissões adequadas para realizar esta tarefa:
No projeto: Gerente de faturamento do projeto, eleitor do projeto ou proprietário do projeto.
Na conta do Cloud Billing vinculada: usuário da conta de faturamento e visualizador da conta de faturamento ou administrador da conta de faturamento.
Atenção: A ativação do Billing Lock Relationship impede o funcionamento do nosso serviço Trava de Billing, que desvincula automaticamente a conta de faturamento quando um projeto atinge um valor determinado. Por isso, recomendamos não habilitar o Billing Lock Relationship em projetos que já utilizam o Trava de Billing.
A manutenção do orçamento deve ser feita por um responsável técnico e outro financeiro do cliente, uma vez que o billing representa um custo operacional.
O orçamento pode sofrer alterações no seu valor durante os meses de utilização, portanto deve ser ajustado periodicamente.
Para modificar ou excluir orçamentos da sua Conta de faturamento do Cloud, é preciso ter um papel que inclua as seguintes permissões na Conta de faturamento do Cloud:
billing.budgets.get e billing.budgets.list para ver todos os orçamentos da conta de faturamento do Cloud.
billing.budgets.update para modificar um orçamento existente.
billing.budgets.delete para excluir um orçamento.
Para receber essas permissões, peça ao administrador para conceder os seguintes papéis do Cloud Billing IAM ao usuário:
Administrador da conta de faturamento.
Gerente de custos da conta de faturamento.
Quando você está criando ou editando um orçamento, o gráfico de tendência de custo mostra uma visualização resumida dos custos dos últimos 12 meses.
Este gráfico fornece uma visualização de alto nível das suas tendências de custo e se ajusta com base nos filtros de escopo de orçamento que você definiu.
Nos orçamentos mensais, o gráfico mostra o valor do orçamento desejado como uma linha vermelha, tracejada e horizontal.
Para entender melhor o que está gerando custos, clique em → Visualizar relatório para acessar a página de relatórios de faturamento.