Estamos escrevendo para informar que a partir da versão 1.27.4-gke.900, todos os clusters recém-criados do Autopilot do Google Kubernetes Engine (GKE) coletarão e enviarão automaticamente métricas do pacote kube-state-metrics para o Managed Service for Prometheus.
Um subconjunto altamente selecionado dessas métricas será enviado ao serviço gerenciado para Prometheus para oferecer suporte a fluxos de trabalho de painéis, alertas e solução de problemas comuns a quase todos os clientes do GKE, como detecção e correção de problemas de CrashLoopBackOff ou pods não programáveis. A ingestão dessas métricas é cobrada e será cobrada como amostras por mês ingeridas no Managed Service for Prometheus, somadas e escalonadas em sua conta de faturamento. Revise o resumo de preços do Cloud Monitoring para mais detalhes.
O custo esperado de ingestão do subconjunto selecionado de kube-state-metrics está entre US$ 0,02 e US$ 0,06 por pod de usuário por mês.
Essa mudança afeta apenas os novos clusters do Autopilot do GKE. Se você quiser coletar essas métricas em clusters do GKE Standard ou em clusters pré-existentes do Autopilot, será necessário ativar explicitamente a coleta usando a IU do GKE, a API do GKE ou a CLI gcloud.
Nenhuma ação será necessária se você quiser coletar essas métricas em novos clusters.
Reconhecemos que alguns clientes desejam implantar um ambiente Kubernetes “limpo” no GKE Autopilot sem pagar pelas métricas do serviço gerenciado para Prometheus. Você pode desabilitar a coleta dessas métricas especificando explicitamente os pacotes de métricas a serem coletados na criação do cluster:
IU do Console do Cloud
Ao criar um novo cluster do GKE Autopilot, clique em Recursos . Em Habilitar monitoramento de nuvem , selecione o menu suspenso Componentes e desmarque as métricas que você não deseja coletar.
CLI gcloud
Adicione a sinalização --monitoring=SYSTEM ao criar um novo cluster do piloto automático do GKE, por exemplo gcloud container clusters create --monitoring=SYSTEM
Terraforma
Especifique enable_components=["SYSTEM_COMPONENTS"] na seção monitoração_config do recurso google_container_cluster.
API GKE
Especifique enableComponents:["SYSTEM_COMPONENTS"] na seção MonitoringComponentConfig .
Nós estamos aqui para ajudar
Se você tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda, envie um e-mail para growth@santodigital.com.br